dias normais

Realising rewind is not ossible

Scratch, scratch, squeak, squeak

Na aula de Design Computacional da semana passada, a turma fez os primeiros experimentos usando o Scratch. Começando com coisas básicas como triângulosquadradoshexágonosescrevendo nossos próprios nomes e etc.

A ideia é que, basicamente, lá no final do período tenhamos um jogo/aplicativo feito para crianças e que possamos testá-lo.

É possível que também vejamos algo sobre Processing. Inclusive, já na vibe de botar a mão na massa, o Marquito e eu começamos a fazer um encontro a cada 15 dias para pegar o costume com a linguagem e produzir algumas coisas. Abri um fórum no site do DesignCamp Vitória chamado Processin6, que será o ponto de encontro onde poderemos discutir e postar o que for sendo feito.

Por último, instalei aqui no laptop o Squeak, que é uma implementação do Smalltalk. E antes que comecem a me xingar por estar falando coisas absurdas e difíceis, vai aí uma explicaçãozinha:

Em português claro, o Smalltak é uma linguagem de programação totalmente orientada à objeto e que influenciou (e continua a influenciar) diversas linguagens de programação como Ruby, Python, Java, Objective-C e, inclusive, o próprio Scratch que, aliás, é feito em Smalltalk, hehe — e fica claro as semelhanças entre as linguagens.

Ainda, segundo a Wikipedia:

[No Smalltalk] Os programadores definem classes de objetos em suas aplicações para imitar (ou simular) o mundo real. Estas classes de objeto são organizadas hierarquicamente, de modo que seja possível fazer novos objetos com características de outros objetos, com poucas mudanças.

Voltando, o conceito é um tanto pegajoso pra ser explicado num post então, como sou tão noob no assunto quanto qualquer um, tenham paciência comigo!

O Squeak é na verdade uma implementação do Smalltalk e foi originalmente desenvolvido por caras como Alan Kay, que é responsável por muitas das metáforas de interface gráfica que conhecemos.

Qualquer semelhança com o Mac OS não é mera coincidência.

Além do ambiente de desenvolvimento, no Squeak você tem uma máquina virtual ESCRITA em Squeak. O próprio sistema operacional, por assim dizer, como tudo no Smalltalk, é um objeto com o qual você pode interagir e programar, o que é uma coisa muito louca de se pensar, pelo menos pra mim.