Hoje, às 20h horário de Brasília começa a primeira transmissão de TV digital no Brasil. Será exibido em todos os canais um video explicando sobre o novo sistema que promete revolucionar a transmissão televisiva que se manteve estagnada nas últimas décadas.
Mas algumas mudanças já podem ser percebidas. É interessante ver que essas mudanças da TV digital já começaram a influênciar o que vemos na TV, basta assistir às novas vinhetas da Rede Globo, cheias – sim, não me pergunte como é possível! – de degradês, prateados, transparências, formas arrojadas e volumes que saltam aos olhos, tudo com a intenção de dar a idéia de moderninade.
Em meio a tudo isso, um ruido estranho, o famoso “plin-plin”, só que dessa vez – que ironia! – o mais antigo sendo usado. Não sei se vocês conseguem notar a diferença, mas o plin-plin das novas vinhetas é o mesmo usado mais antigamente. Será a Globo tentando se manter ainda um pouco amarrada ao passado, com medo de se perder e deixar o telespectador perdido com tantas mudanças?
Voltar a usar antenas UHF vai ser um pouco estranho. Com a variedade e qualidade das TVs-a-cabo e via satélie, quem vai querer trocar o certo pelo dúvidoso apenas por algumas promessas e públicidade sedutora demais?
Fora as conseqüências para o futuro geradas por essa ampliação da comunicação em massa até dispositivos móveis. Tudo mundo lindo e glorioso, poder assistir ao programa preferido no celular, mas a sociedade estará preparada para isso? E mais: é isso que se deseja para o futuro, alienação 24h/dia/360º ao redor da nossas cabeças?